terça-feira, 28 de agosto de 2007

Receitas Nutritivas

Se você nao gosta de comer verduras ou outras alimentos nutritivos pois s~sao ruins aqui existe algumas receitas que você pode preparar facilmente alem de serem deliciosos possuem uma grande quantidade de nutrientes necesarios para o nosso oganismo!

O pão é um alimento obtido pelo cozimento de uma massa feita basicamente com farinha de trigo, água, fermento e sal. A panificação artesanal, sem a utilização de equipamentos ou conservantes, aumenta a disponibilidade do pão na alimentação diária, facilita o consumo de um produto mais nutritivo e com menos gastos, além de possibilitar o aproveitamento de vegetais e frutas, que melhoram a qualidade dos pães.

Os pães podem ser enriquecidos ainda com sementes de linhaça, girassol, aveia laminada, castanhas, fibras e gérmens. Com a massa básica, que você confere aqui, pode-se fazer pães, pizzas, pastéis, grissinis, etc.

Como enriquecer a preparação
Tanto nos pães quanto nos salgados à base de massa integral podem ser incluídos farelos, cereais, oleaginosas (nozes, castanhas) e sementes, como as de gergelim, girassol e linhaça. Além de enriquecer as preparações em nutrientes e fibras, as sementes conferem uma deliciosa textura. Conheça seus benefícios:

Gergelim: tem alto valor nutritivo, protéico e energético, alta concentração de óleos poliinsaturados de fácil digestão. Com sabor típico, o gergelim é muito usado em pratos salgados e doces, principalmente no Oriente Médio.


Girassol: tem alta concentração de proteínas, sendo fonte de gordura, principalmente do tipo poliinsaturada. É uma excelente fonte de tiamina, magnésio, ácido fólico, cobre, potássio e zinco. Experimente usar sementes de girassol em saladas.


Linhaça: alimento funcional, é fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, aumentando a imunidade, reduz o colesterol, minimiza os efeitos do desequilíbrio hormonal, além de melhorar o aspecto dos cabelos e pele.

Ingredientes:

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo vegetal

1 xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo

1 pitada de sal marinho

1 colher (café) de bicarbonato de sódio

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farelo de trigo

1 xícara (chá) de frutas secas secas (uva passa, damasco, ameixa, castanha-do-pará picados, nozes)

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o açúcar mascavo, o sal e o bicarbonato. Bata até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para um recipiente e misture a farinha e o farelo. Bata bem a massa e, em seguida, misture as frutas secas. Distribua o bolo em duas fôrmas e asse em forno médio por cerca de 30 minutos. Pincele açúcar mascavo derretido e deixe secar no forno baixo.

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes

- 1 colher (sopa) de açúcar

- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi

- 1 unidade de gelatina de abacaxi

Modo de Preparo

Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

Rendimento: 5 porções

Valor calórico (por porção): 55 calorias

Massa Verde para Panquecas

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de talos da sua preferência cozidos (agrião, couve, brócolis, espinafre)

- 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

- 1 xícara (chá) de leite integral

- 2 ovos

- 1 colher (sopa) de margarina

- sal a gosto

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os talos com o leite e peneire. Junte os demais ingredientes e bata novamente no liquidificador. Unte uma panquequeira e faça as panquecas.
Rendimento: 10 panquecas grandes

Valor calórico (por panqueca): 60 calorias

Bolo de Casca de Banana

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de casca de banana madura picada
- 4 gemas

- 4 claras em neve

- 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar

- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 5 colheres (sopa) rasas de margarina

- 2 colheres (sopa) de fermento em pó

- canela para polvilhar

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara (chá) de água. Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar. Bata até ficar homogêneo. Misture as cascas de banana batidas com a farinha de trigo e o fermento em pó. Por último, incorpore as claras em neve. Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Polvilhe sobre a massa a canela em pó e leve para assar em forno médio por 30 a 35 minutos ou até a massa ficar assada.

Rendimento: 15 pedaços

Valor calórico (por pedaço): 168 calorias

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Postado por Guilherme

Nenhum comentário: